SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Dos caras de la misma moneda: la experiéncia de los psicólogos en la red de atención psicosocialProfessionals acción de impacto agentes de reducción de daños segundos profesionales en el SUS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

SACOMANO, Felipe; FARIA, Nilton Júlio de  y  FERRETE, Yuri Alexandre. A psicologia humanista na revista "psicologia atual" de 1977-1986: um ensaio hermenêutico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.68-78. ISSN 1809-6867.

As décadas de 1970 e 1980 foram cenários para grandes transformações sociais no Brasil. A psicologia, como profissão, inaugurou a década de 1970 como uma novidade àqueles que buscavam alternativas aos valores apregoados pela ditadura militar, mas, ao mesmo tempo, servia para a manutenção deles. A criação de cursos de psicologia e a aceitação social desta ciência e profissão possibilitaram o surgimento de veículos de comunicação que facilitassem a difusão de conhecimentos e de fazeres psicológicos. Dentre eles, destaca-se a revista Psicologia Atual, que foi publicada em 1977 e perdurou até 1986, pelo Grupo Editorial Spagat. A presente pesquisa teve por objetivos identificar diferentes conteúdos associados à Psicologia Humanista publicados na revista, identificar os seus proponentes e depreender significados dos conteúdos publicados. Os conteúdos identificados foram categorizados em artigos, reportagens e entrevistas, e analisados por meio do método hermenêutico proposto por Hans-Georg Gadamer. Os resultados indicaram a prevalência do Psicodrama, seguido pela Gestalt-Terapia e pela Abordagem Centrada na Pessoa, nos artigos e entrevistas. As reportagens noticiavam as visitas de eminentes psicólogos estrangeiros aos Brasil. Concluiu-se que a Psicologia Humanista apresentava uma preocupação com temas sociais significativos à época, tais como família, interioridade, sexualidade e trabalho, contribuindo para uma visão subjetivista com a qual, muitas vezes, ela é relacionada.

Palabras clave : Psicologia Humanista; História da Psicologia; Abordagem Centrada na Pessoa; Gestalt-Terapia; Psicodrama.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons