SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Abordagem motivacional para familiar de usuário de drogas por telefone: um estudo de casoPercepção de mães e adolescentes sobre a violência intrafamiliar por meio da construção do genograma índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

WAGNER, Tânia Maria Cemin  y  BOSI, Denise Rasia. Mulheres com HIV/AIDS: reações ao diagnóstico. Contextos Clínic [online]. 2013, vol.6, n.2, pp.164-173. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2013.62.09.

O diagnóstico de soropositividade ao HIV é recebido com impacto e, quando a infecção ocorre por parceiro em união estável, coloca em jogo muito mais do que a fidelidade pressuposta, abalando a confiança e as expectativas depositadas nesse parceiro. Além disso, as mulheres são biologicamente mais vulneráveis a essa infecção. O objetivo foi investigar as percepções de mulheres que relatam terem sido infectadas por parceiro em união estável no momento da revelação desse diagnóstico e após um tempo dessa notícia. O estudo é transversal qualitativo do tipo exploratório. Contou com 11 mulheres vivendo com o HIV que foram infectadas pelos parceiros e que fazem acompanhamento no Ambulatório de Infectologia DST/AIDS de Caxias do Sul. Elas foram entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado, com gravação e transcrição. Constatou-se o relato de desespero no momento do diagnóstico, pois essa notícia era inesperada e dificuldades em revelar o diagnóstico à família, enfrentando a doença sozinhas.

Palabras clave : mulheres; HIV [AIDS]; diagnóstico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )