SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Associação entre autoavaliação e a análise de informantes sobre sintomas psicopatológicos em uma amostra adultaNovas experiências no exercício da parentalidade: o relato de filhas adolescentes em vivência de guarda compartilhada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

KNUST, Sérgio Ricardo Alves; SEIDL, Eliane Maria Fleury  y  FACAS, Emílio Peres. Riscos psicossociais em um departamento de taquigrafia legislativa federal: uma análise quantitativa. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp.921-948. ISSN 1983-3482.  https://doi.org/10.4013/ctc.2019.123.11.

Este estudo valeu-se da Psicodinâmica do Trabalho como referencial teórico. O objetivo consistiu em mapear riscos psicossociais presentes em um departamento de taquigrafia legislativa federal, a partir da investigação de características da organização do trabalho, dos estilos de gestão, do sofrimento patogênico e dos danos físicos e psicossociais decorrentes do trabalho. Para isso, buscou-se caracterizar quantitativamente esses riscos por meio da aplicação do Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho - PROART - em 119 servidores efetivos desse departamento. Os resultados do PROART apontaram que há baixos riscos de sofrimento patogênico e de danos físicos e psicossociais, e risco médio em relação à organização prescrita do trabalho, com presença moderada dos estilos de gestão gerencialista e coletivo. O que caracterizou negativamente a organização do trabalho foram as características vinculadas à natureza das tarefas e ao relacionamento com a gestão, especialmente quanto à falta de transparência nas decisões e ao planejamento deficitário.

Palabras clave : psicodinâmica do trabalho; avaliação de riscos psicossociais no trabalho; taquigrafia legislativa federal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons