SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1O uso da narrativa dos mitos gregos como um instrumento terapêutico na psicanáliseFuncionamento Diferencial de Itens (DIF) e experiência de afeto: questões de gênero índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

DUTRA, Juliana do Nascimento; KLUWE-SCHIAVON, Bruno  y  GRASSI-OLIVEIRA, Rodrigo. Conceito e diagnóstico do transtorno de estresse pós-traumático em crianças. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2013, vol.6, n.1, pp.102-113. ISSN 1983-8220.

Muitos estudos apontam que maus-tratos na infância estão associados a inúmeras consequências negativas no desenvolvimento de uma multiplicidade de manifestações clínicas, incluindo o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). O quadro sintomatológico é complexo, o que exige um modelo explicativo sobre a síndrome pós-traumática identificada em algumas crianças. O presente estudo visa a) contextualizar historicamente o diagnóstico de TEPT em crianças; b) comparar o modelo proposto por Scheeringa, Zeanah, Drell e Larrieu em 1995 e a proposta diagnóstica de TEPT em pré-escolares para o DSM-5; e c) discutir essas alterações em relação aos critérios diagnósticos existentes no DSM-IV-TR. Assim, verificou-se que o modelo proposto no DSM-5 mantém muito das sugestões apontadas por Scheeringa, Zeanah, Drell e Larrieu em 1995 e difere significativamente do modelo atual do DSM-IV-TR, principalmente no que diz respeito à inclusão de sintomas que englobam questões de desenvolvimento e alterações afetivas e cognitivas.

Palabras clave : Transtorno de estresse pós-traumático; Infância; Trauma.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )