SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Dinâmica familiar e violência a partir da análise do filme Precisamos falar sobre KevinEstudo introdutório sobre desenvolvimento da percepção infantil em Vigotski índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

MASIERO, André Luis. A psicopatologia na obra de Renato Ferraz Kehl. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp.164-178. ISSN 1983-8220.

Renato Ferraz Kehl é conhecido por ter introduzido a eugenia no Brasil. No entanto, dedicou-se também à psicopatologia, psicologia, antropologia e filosofia. Este trabalho objetiva descrever e analisar sua teoria psicopatológica. Foram analisadas 6 obras de sua autoria, publicadas entre 1927 e 1941 e que focam temáticas psicológicas e psicopatológicas. Para Kehl traços de personalidade e psicopatológicos seriam indicadores da qualidade racial da população. Classifica os desvios de personalidade e tipos psicológicos com o objetivo de oferecer dados para a análise do caráter nacional e controle do que acreditava serem sinais de degeneração racial. O material foi analisado a partir do conceito de "tecnologias do instinto" de M. Foucault. Conclui-se que o limite entre o normal e o patológico é periodicamente modificado ao longo da história das ciências e está sujeito a variáveis tanto científicas quanto aos jogos de poder. A obra de Kehl é um importante indicador desse processo.

Palabras clave : Psicopatologia; Caracterologia; Eugenia; Renato F. Kehl.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )