SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Significados do trabalho e qualidade de vida percebida em trabalhadores do judiciárioLacan leitor de Klein: da clínica kleiniana com Dick à teorização lacaniana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

LEMOS, Igor Lins; GOUVEIA, Raimundo Cândido de  y  ALVES, Lynn Rosalina Gama. As representações sociais de violência dos usuários de jogos eletrônicos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp.199-207. ISSN 1983-8220.

O presente estudo teve como objetivo geral investigar as representações sociais em relação à violência contida nos jogos eletrônicos e, especificamente, verificar se os participantes estabelecem conexões entre a violência contida nos jogos eletrônicos e comportamentos violentos. Foi utilizada a teoria das representações sociais como alicerce teórico, a qual aponta a forma em que os sujeitos de um determinado grupo constituem teorias do senso comum, as quais são construídas e compartilhadas socialmente, permitindo justificar ações e posicionamentos diante de objetos de interesse coletivo. Foram entrevistados vinte usuários de jogos eletrônicos, maiores de idade, sendo dezenove do sexo masculino. Foi utilizada a análise de conteúdo do tipo categorial-temática de Bardin. Os resultados das categorias e subcategorias apontaram para temas como a diversão, aprendizagem do idioma inglês e catarse. A violência, elemento camuflado na fala dos usuários, não foi considerada uma influência na prática dos jogadores, revelando contradições nos discursos.

Palabras clave : Representações sociais; Violência; Jogos eletrônicos; Catarse; Diversão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )