SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A constituição do espaço Fórum a partir do Paradigma da Atenção PsicossocialEspiritualidade e sintomatologia depressiva em estudantes universitários brasileiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

BARROS, Cesar. José Resende e a psicanálise: a escultura revisitada entre o estável e o instável . Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.2, pp.42-49. ISSN 1984-9044.

Este artigo propõe uma leitura da escultura contemporânea, centrada no trabalho do artista plástico brasileiro José Resende. O ponto de partida é o livro do crítico inglês Peter Fuller, “Arte e Psicanálise” (1980), no qual tematiza a questão da permanência dos objetos de arte. Como é possível continuarmos a admirar obras que distam séculos da nossa realidade? Tal pergunta se refaz no encontro com trabalhos artísticos, mesmo que sejam contemporâneos. Consideramos que a proposta de Fuller se aproxima da perspectiva metodológica apresentada pela Teoria dos Campos que nos permite entender como determinada obra pede para ser lida, criando uma abertura para a contribuição da Psicanálise. Essa discussão tem como referência os trabalhos de Resende que questionam os parâmetros usuais que temos para a sua leitura.

Palabras clave : escultura; arte; psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )