SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número especialPor que a Atenção Psicossocial exige uma clínica fundada na psicanálise do campo Freud-Lacan? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista de Psicologia da UNESP

versión On-line ISSN 1984-9044

Resumen

COSTA-ROSA, Abílio da. Intercessões e análises sobre o Processo de Produção saúde-adoecimento-Atenção no campo psíquico, num Território municipal: produção de novas tecnologias para a implementação da Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde (2008). Rev. Psicol. UNESP [online]. 2019, vol.18, n.spe, pp.9-36. ISSN 1984-9044.

Apresentamos um projeto de pesquisa que visa à produção de novas tecnologias para a implementação da Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde, por meio de Intercessões e análises sobre o Processo de Produção saúde-adoecimento-Atenção no campo psíquico, num Território municipal. Contextualizados no cenário social e institucional dos campos da Saúde e da Saúde Mental, partindo dos fundamentos teórico-metodológicos e éticos e das definições necessárias, discutimos os processos de produção saúde-adoecimento-Atenção (s-a-A) e Atenção-formação-produção de conhecimento (A-f-pc). Considerando esses dois processos inter-relacionados e problematizando dialeticamente seus diferentes vértices, definimos nossos objetivos gerais e específicos, bem como elencamos os subprojetos integrados nesse projeto matricial. Vinculado, respectivamente, a esses dois processos, consideramos o campo epistemológico e ético que definimos como Intercessão-Pesquisa para, com isso, definirmos os conceitos de Dispositivo Intercessor e de Dispositivo Intercessor como meio de produção de conhecimento, bem como indicamos algumas possibilidades de análises.

Palabras clave : Dispositivo Intercessor; Produção Social de Saúde; Atenção em Saúde; Atenção Psicossocial; Sistema Único de Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons