Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Neuropsicologia Latinoamericana
versión On-line ISSN 2075-9479
Resumen
CARDOSO, Caroline O. y COTRENA, Charles. Tomada de decisão examinada pelo Iowa Gambling Task: análise das variáveis de desempenho. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.2, pp.24-30. ISSN 2075-9479.
O Iowa Gambling Task (IGT) é o instrumento mais utilizado internacionalmente para avaliar a tomada de decisão (TD) em populações neurológicas e psiquiátricas assim como em estudos com grupos saudáveis, principalmente no exame de funções executivas quentes. Contudo, há distinções em relação às variáveis e aos parâmetros adotados na interpretação dos resultados obtidos no IGT nestas investigações. Desta forma, esta revisão teve o objetivo apresentar um panorama das variáveis e operações utilizadas na interpretação dos dados do IGT assim como da utilização destes resultados na clínica neuropsicológica por meio da ilustração de um caso clínico. Evidenciou-se, no caso clínico de um paciente que sofreu acidente vascular cerebral com 62 anos e 11 anos de escolaridadeformal um perfil decisório deficitário em relação às variáveis de cálculo total, por blocos e número de seleções de baralhos desvantajosos. Dentre os principais parâmetros utilizados em estudos no Brasil e internacionais, observou-se que a maior parte dos estudos utilizouas variáveis cálculo total e por blocos. Diferenças em relação à classificação do desempenho na tarefa foram identificadas assim como a utilização de medições mais recentes do IGT. Ressalta-se a importância da obtenção de dados normativos ao instrumentopara o contexto nacional e latinoamericano.
Palabras clave : Neuropsicologia; Funções executivas; Tomada de decisão; Iowa Gambling Task; Hipótese do marcador somático.