SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Psicología escolar en ONGs: estudio sobre el perfil de los educadores socialesConvertirse en negro: tensiones subjetivas y culturales en la experiencia identitaria de ser un estudiante universitario negro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista de Psicologia da IMED

versión On-line ISSN 2175-5027

Resumen

DOS SANTOS, Dielem Cristina Oliveira; MENEZES, Aline Beckmann  y  COSTA, Thiago Dias. Avaliação da importância e aplicabilidade de competências para psicólogos escolares e educacionais. Rev. Psicol. IMED [online]. 2019, vol.11, n.1, pp.66-82. ISSN 2175-5027.  https://doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3023.

Este estudo teve como objetivo a avaliação da importância e aplicabilidade de competências, previamente mapeadas na literatura, por psicólogos escolares e educacionais, visando contribuir para a discussão da relevância da utilização de competências como estratégia complementar na formação e atuação deste profissional. A partir do levantamento do universo de profissionais que atuam em psicologia escolar em escolas públicas e privadas de Belém, Pará, aceitaram participar deste estudo 18 psicólogos. Estes avaliaram o grau de importância e aplicabilidade no cotidiano escolar das competências mapeadas por meio de um instrumento padronizado formulado em estudo anterior, com escala Likert, sendo os dados analisados a partir de estatísticas descritivas e inferenciais não-paramétricas. Os resultados mostram que as competências elaboradas foram avaliadas em grande parte como relevantes à atuação do psicólogo escolar de acordo com a percepção dos profissionais, havendo maior ênfase naquelas que se direcionam ao contexto institucional. As redes pública e privada apresentaram diferenças, especialmente quanto à aplicabilidade de competências, o que pode ser compreendido a partir das configurações de suas práxis. A estratégia da utilização de competência pode ser considerada adequada à formação e preparação para os futuros papéis e funções que o psicólogo escolar venha a exercer em sua prática.

Palabras clave : psicologia escolar; competência profissional; formação do psicólogo; formação do psicólogo escolar; atuação do psicólogo escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons