SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Desatando o Ato MédicoOperação Ensaio: Por uma estética da resistência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


TransFormações em Psicologia (Online)

versión On-line ISSN 2176-106X

Resumen

MATTOS, André Santana. A gênese do conceito de resistência na psicanálise. TransForm. Psicol. (Online) [online]. 2010, vol.3, n.1, pp.00-00. ISSN 2176-106X.

Neste ensaio, são exploradas as condições em que o conceito de resistência se constituiu na psicanálise. Para investigar a gênese do conceito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos escritos iniciais de Freud, de onde se depreendeu diferenciados usos do termo 'resistência', apresentados como 'a resistência da doença', 'a resistência do organismo', 'a resistência à hipnose e à sugestão', 'a constituição do conceito psicanalítico' e 'a concepção neurológica'. Partindo destas diferentes concepções de resistência que conviveram no pensamento de Freud, quando a psicanálise ainda encontrava-se em gestação, o autor discute em que medida se pode traçar uma genealogia deste conceito na psicanálise, sugerindo que este reúne características de todos os diferentes usos do conceito feitos por Freud, os quais tiveram sua influência na constituição do conceito psicanalítico de resistência. O autor ainda traz à reflexão questões como a legitimidade da resistência na psicanálise e a sua relação com o binômio saúde-doença.

Palabras clave : Resistência; psicanálise; Freud.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )