SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Psicología y salud como campo de interrogacionesEl cuidador necesita atención: estudio sobre la calidad de vida en profesionales de la salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

CATANI, Júlia. A função do enquadre analítico no contexto hospitalar: possibilidades e limites de atuação. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.1, pp.25-31. ISSN 2177-093X.

O estudo tem como objetivo apresentar e discutir a definição e o papel que possui o enquadre analítico. Para tal, utilizaram-se três exemplos clínicos oriundos da instituição hospitalar, buscando compreender quais são as implicações do trabalho clínico e as adaptações necessárias a este contexto. Freud considerou o enquadre limitado à associação livre e à posição analista-analisando, posteriormente, modificou este conceito determinando quais os elementos que deveriam estar presentes e qual era a sua finalidade. O enquadre, segundo a psicanálise, consiste no estabelecimento de um contrato entre o analista e o paciente para facilitar o tratamento terapêutico e proporcionar limites ao trabalho. As normas do enquadre são estruturantes e sofrem a influência da relação transferencial. Portanto, estão intimamente ligadas à psicopatologia, à demanda e ao pedido de ajuda que o paciente vem buscar em sua terapia, daí a importância de se compreender e refletir acerca deste conceito tão pouco trabalhado.

Palabras clave : Enquadre analítico; Contrato; Contexto hospitalar; Psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )