SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Calidad de vida y el control glucémico de los pacientes de Diabetes Mellitus tipo 2Del canónico y del hegemónico en la apropiación del prejuicio racial entre los niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

VASCONCELOS, Dalila Castelliano de  y  COELHO, Angela Elizabeth Lapa. Conhecimentos, atitudes e percepção de risco dos acadêmicos de farmácia frente a AIDS. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.2, pp.109-117. ISSN 2177-093X.

O objetivo desta pesquisa foi analisar os conhecimentos, atitudes e percepção de risco dos estudantes do Curso de Farmácia frente à AIDS. Foi utilizado um questionário estruturado com questões sobre: conhecimentos sobre a identidade do HIV, atitudes frente à AIDS, percepção de risco frente à AIDS e dados demográficos. Participaram 88 estudantes dos quatro anos do Curso de Farmácia, com idade média de 20,6 anos predominando o sexo feminino. A maioria dos acadêmicos tem conhecimento sobre HIV/AIDS, porém, quase 40% não sabem da inexistência da vacina contra AIDS. As atitudes e percepção de risco frente ao HIV/AIDS são preocupantes, pois mais de 40% responderam que não correm o risco de pegar AIDS. Os acadêmicos revelaram sentirem-se despreparados para trabalhar nessa área. Assim, faz-se necessário que o assunto seja tratado como conteúdo transversal durante a formação acadêmica.

Palabras clave : AIDS; Prevenção; Epidemia; Conhecimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )