SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2La clínica de la actividad y taller fotografico: electricistas en focoPadrinos afectivos: motivación para experimentar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

NUNES, Marina Freire; WOVST, Luciana Rodrigues  y  COSTA NETO, Sebastião Benício da. Trabalho em equipe: percepção interprofissional de uma clínica pediátrica. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2014, vol.6, n.2, pp.72-84. ISSN 2177-093X.

As instituições de saúde devem se basear em novos parâmetros relacionais para o melhor atendimento ao paciente, a qualidade de vida e o trabalho em equipe. Assim, objetiva-se descrever e analisar a percepção de profissionais de saúde sobre o trabalho no cotidiano da Clínica Pediátrica (CP), bem como as barreiras e os facilitadores da relação entre as equipes. Participaram 12 profissionais, com formação técnica e superior em distintas categorias. Utilizaram-se um questionário sociodemográfico, uma Escala de Percepção Interprofissional e um roteiro de entrevista semi-estruturada, nos meses de setembro e outubro de 2012. A equipe avaliou seus membros como competentes, sendo os da área de humanas com melhor percepção interprofissional. Apesar das dificuldades, diversos fatores relacionais contribuíram para o desenvolvimento e qualidade do trabalho prestado na CP. Conclui-se que a percepção interprofissional da equipe da pediatria foi positiva.

Palabras clave : Trabalho em equipe; Equipe multiprofissional; Percepção interprofissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )