SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Percepción del Equipo de Salud sobre la Implantación de Alojamiento Conjunto Madre-Bebé en Unidad PsiquiátricaVivencias de Automutilación bajo la Lente de la Terapia Gestalt índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

DUARTE, Fábia Maria Ribeiro; SANTOS, Cristiane de Oliveira  y  SILVA, Rosana dos Santos. A (Não) Adesão ao Tratamento de HIV/Aids: Sentidos, Manejos Clínicos e Dilemas Bioéticos. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.2, pp.53-67.  Epub 05-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i2.1781.

O estudo analisa sentidos, manejos clínicos e dilemas bioéticos dos profissionais de saúde sobre a (não) adesão ao tratamento de pessoas com HIV/aids. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, com entrevistas semiestruturadas, dirigidas a profissionais de uma unidade de infectologia de um hospital público e submetidas à análise de conteúdo de Bardin. Os achados revelam que há uma diversidade de sentidos atribuídos à (não) adesão, com predominância da perspectiva individualista e racionalista para explicação do fenômeno. Diante dos casos de (não) adesão, os profissionais questionaram a autonomia do paciente, abordando os dilemas bioéticos em torno do sigilo e da confidencialidade do diagnóstico de HIV/aids. Os achados apontaram a necessidade de se pensar estratégias de cuidado guiadas pela elaboração de projetos terapêuticos singulares, bem como de se construir espaços de educação permanente em saúde para a reorientação das práticas de cuidado.

Palabras clave : não adesão ao tratamento; HIV/aids; manejos clínicos; profissionais de saúde; subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )