SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Feminismo y análisis de la conducta: caminos para el diálogoLo que nos motiva: reseña crítica del libro Payoff: The Hidden Logic That Shapes Our Motivations índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

LOURENCETTI, Luiz Antonio  y  CARRARA, Kester. Descrição e análise de prescrições comportamentais em legislações referentes ao planejamento urbano brasileiro. Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.2, pp.159-179. ISSN 2177-3548.  https://doi.org/10.18761/PAC.2016.031.

O desenvolvimento urbano brasileiro é caracterizado pela ausência de planejamento que pode ser apontada como um dos precursores dos fenômenos de exclusão e desigualdade social atuais. Diante disso, tornam-se imprescindíveis políticas públicas como forma de minimizar eventuais consequências negativas. O planejamento de políticas públicas muitas vezes envolve um planejamento cultural, o que está intrinsecamente relacionado à maneira com que os indivíduos interagem entre si e com o ambiente em que estão inseridos. Nesse sentido, utilizando a descrição de contingências comportamentais de três termos (contexto antecedente, resposta e consequência), este estudo objetivou analisar funcionalmente legislações acerca do planejamento urbano, especificamente no Estatuto da Cidade, Política Nacional de Mobilidade Urbana e Plano Diretor de Bauru/SP, para identificar e analisar prescrições comportamentais direta ou indiretamente referenciadas. Foram identificadas e descritas contingências comportamentais, sendo estas relacionadas a prescrições comportamentais a agentes públicos de diferentes níveis de governo, bem como contingências que tratam do comportamento dos munícipes. Foi possível constatar que a lei não explicita os termos que compõem as contingências, sendo que tais implicações são discutidas sob a ótica da Análise Comportamental da Cultura, destacando relações entre as leis e os possíveis efeitos sobre o comportamento dos envolvidos em sua execução.

Palabras clave : análise comportamental da cultura; prescrições comportamentais; planejamento urbano; legislação urbana; políticas públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons