SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Psicología Jurídica: La Caracterización de las Prácticas y los Instrumentos UtilizadosTestes Psicológicos: Estudio de las Razones Segundo Recibió un Dictamen Desafavorable de la ComisiónConsultiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos Interdisciplinares em Psicologia

versión On-line ISSN 2236-6407

Resumen

MELLO, Bianca Novaes de. A Performatividade nos Quatro Discursos. Est. Inter. Psicol. [online]. 2011, vol.2, n.1, pp.72-87. ISSN 2236-6407.

Pretende-se demonstrar que a tese lacaniana segundo a qual o sujeito se constitui como efeito da cadeia significante baseia-se em uma noção de estrutura da linguagem que abarca a inscrição do sujeito em um laço social. Uma vez que a constituição do sujeito pela linguagem (S1-S2) produz um sujeito divido ($) e um resíduo denominado objeto a (a), veremos que estes quatro termos se ordenam, compondo os quatro tipos de discurso. Para tanto, retoma-se as noções de alienação e separação, a fim de assinalar que o discurso do mestre pode ser extraído dessas operações e ser pensado como gesto constituinte de todo laço social. A fim de destacar o modo particular pelo qual Lacan elabora a noção de estrutura da linguagem nela incluindo a possibilidade de produção do sujeito e de inscrição em um laço social, aborda-se também a noção estruturalista de linguagem e a noção de performativo, oriunda da filosofia pragmática da linguagem.

Palabras clave : sujeito; performativo; discursos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )