SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Psicoanálisis y Ciencia: problematización de la BioéticaTrabajo, sufrimiento y los relatos de algunos psicoanalistas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

ASSIS, Cleber Lizardo de. A Razão Suficiente de A. Schopenhauer como base epistemológica da Pesquisa em Psicanálise. Analytica [online]. 2013, vol.2, n.3, pp.84-100. ISSN 2316-5197.

Defende-se que seja necessário apresentar uma justificativa epistemológica da pesquisa psicanalítica, como elemento de fundamentação geral de um trabalho de investigação, apontando suas características científicas e epistemológicas a serem empreendidas. Nesse sentido, este trabalho assim se organiza e objetiva: uma discussão breve sobre epistemologia e ciência, em especial, na Psicologia; trata-se do diferencial epistemológico em Psicanálise; e, finalmente, evoca-se a discussão epistemológica desenvolvida por A. Schopenhauer, em torno da sua noção de Razão Suficiente do Devir e do Conhecer, como possibilidades de fundamento para a pesquisa em Psicanálise.

Palabras clave : Pesquisa em Psicanálise; Epistemologia e Ciência; Razão suficiente.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )