SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2La escucha psicoanalítica en contextos de crueldad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Clínica & Cultura

versión On-line ISSN 2317-2509

Resumen

GIANESI, Ana Paula Lacorte  y  MOUNTIAN, Ilana. Psicanálise e política: debates feministas para a psicanálise. Clín. & Cult. [online]. 2019, vol.8, n.2, pp.2-20. ISSN 2317-2509.

Este artigo parte de elementos de teorias feministas para desenvolver algumas reflexões sobre a prática psicanalítica. Há importantes debates feministas e psicanalíticas que promovem um olhar crítico sobre a posição das mulheres e das populações LGBTQIA+. Dois aspectos destes debates são ressaltados aqui, primeiro, como o falocentrismo operaria na psicanálise e, segundo, a importância da psicanálise para análises e práticas feministas. Dentre as críticas à psicanálise, percorre-se um caminho sobre as proposições dos assim designados homens e mulheres, inicialmente seguindo o ter ou o não-ter o falo, seus desdobramentos e problemas clínicos, até chegar aos apanhados finais da psicanálise lacaniana a esse respeito, quais sejam, as fórmulas da sexuação. Parte deste trabalho foi apresentado no I Encontro da Rede Psicanálise e Política em 2018, centrando na análise crítica feminista e anti-racista da psicanálise para interrogar sobre a construção do "Outro", considerando as relações interseccionais de gênero, raça, sexualidade e classe e seus impasses. Uma análise crítica da Mulher enquanto Outro no discurso psicanalítico é desenvolvido visando promover perspectivas de abertura para a escuta e reconhecimento do "outro".

Palabras clave : Psicanálise; feminismo; Outro; escuta; interseccionalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons