SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Demarcación originaria y transformaciones de la ligación, de Freud a WinnicotLa línea de yuxtaposición de los límites neurótico y psicótico en los pacientes borderline índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

AZEVEDO, Ana Maria Andrade de. Uma terceira tópica?. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.1, pp.84-90. ISSN 0486-641X.

A autora examina o relatório apresentado por Brusset no 66o Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa, em Lisboa, visando esclarecer, dentro do possível, a proposta de uma terceira tópica. Devido à extensão e à complexidade do trabalho, são realçados apenas alguns aspectos mencionados pelo autor, com o objetivo de expandir a questão do espaço psíquico, a importância de noções como intrapsíquico, intersubjetivo, subjetivação, objeto analítico e irrepresentabilidade. Algumas idéias de D. W. Winnicott, M. Klein, W. Bion, A. Green e C. Botella são mencionadas, na medida em que foram usadas por Brusset para construir a hipótese de uma terceira tópica. A idéia de vivência em exterioridade, fundamental para a tese de Brusset, é apresentada com algumas referências às conseqüências desse funcionamento na clínica.

Palabras clave : Relação analítica; Espaço psíquico; Espaço potencial; Objeto analítico; Intersubjetividade; Intrapsíquico; Vivência em exterioridade; Clínica do vazio; Terceira tópica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons