SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Violencia conjugal y familia de origen: una revisión sistemática de la literatura de 2006 hasta 2011Dependiente químicos en tratamiento: estudio acerca de la motivación para el cambio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

STEPHAN, Francesca et al. Bullying e aspectos psicossociais: estudo bibliométrico. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.245-258. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2013.1-17.

O Bullying tem sido estudado em todo o mundo por diversos seguimentos acadêmicos. O fenômeno consiste em agressões intencionais e contínuas entre pares escolares nas modalidades física, verbal ou psicológica. É protagonizado por um ou mais agressores, com a intenção de causar danos e prejuízos a um indivíduo ou a um grupo percebido como frágil, com características específicas e sem condições de se defender ou de reverter a situação. Discussões sobre as implicações do bullying são essenciais mediante a necessidade de conhecimento, prevenção e intervenção sobre este fenômeno para diferentes segmentos de atuação profissional. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as publicações indexadas em diferentes bases de dados, através de revisões bibliométricas e de análise de conteúdo, que tratassem do bullying e de cinco fatores a ele associados: violência doméstica (VD), gestão educacional, criminalidade, ansiedade social e programas de intervenção antibullying. Dentre os resultados verificou-se: 66 artigos sobre VD, 25 sobre gestão educacional, 25 relativos à criminalidade, 67 referentes à ansiedade social em adultos e 165 sobre programas de intervenção. Quanto aos programas de intervenção, foram constatados indicadores de efetividade como: (a) capacitação dos professores para intervir (51), (b) a conscientização sobre aspectos relacionados ao bullying (43) e (c) o suporte promovido para os alunos individual ou coletivamente (39). Observou-se que todas as temáticas pesquisadas relacionaram-se significativamente com o bullying, o que as ressalta como fundamentais para a inovação de técnicas de intervenção e estratégias de prevenção junto ao contexto em que o fenômeno se manifesta.

Palabras clave : Bullying; aspectos psicossociais; programas de intervenção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )