SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Inclusión escolar e interacción social: una revisión de literaturaStalking en el periodo post ruptura de relacionamientos afectivos sexuales en la adolescencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SALUSTIANO, Adriane Jacinto; GORAYEB, Renata Panico  y  VICENTE, Yvone Avalloni de Moraes Villela de Andrade. Doença do refluxo gastroesofágico: avaliação psicológica de crianças e cuidadores. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.401-411. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2019.2-08.

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) com alta prevalência e incidência na população pediátrica é tema relevante em saúde pública. A literatura associa aspectos psicossociais familiares e adoecimento crônico infantil. Esta pesquisa investigou alterações psicológicas e rastreou especificidades de cuidadores e crianças, de 3 a 12 anos, com DRGE (n=26) e hígidas (n=30). Instrumentos: Questionário Sociodemográfico e Avaliação de Fatores de Risco para Adoecimento da Criança, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, e Escala de Comportamento Infantil A2 (Rutter); todos aplicados aos cuidadores. Realizou-se análise quantitativa dos dados (Teste χ2, Teste Exato de Fisher e ANOVA), respeitando os critérios de cada instrumento. Observou-se maior incidência tanto do uso/abuso de álcool/droga, quanto do nível elevado de ansiedade e depressão do cuidador, além de problemas psicossociais, envolvendo a criança, no grupo de crianças com DRGE. Notou-se, também, maior frequência de problemas comportamentais, considerando o desenvolvimento esperado para a idade. Este estudo concluiu existir, na criança, associação entre aspectos psicológicos familiares e a DRGE, ressaltando a necessidade de aprofundar estudos e direcionar a prática clínica interdisciplinar na assistência à saúde desta população.

Palabras clave : Doença do refluxo gastroesofágico pediátrico; fatores psicossociais; desenvolvimento infantil; doenças crônicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons