SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Vínculosfamiliares y atendimiento psicológico: la postura de los padres en cuanto al alta de sus hijosFamilia, espontaneidad y crisis: el psicodrama de "La vida es bella" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

ZAGO, Maria Cristina; ILARIO, Enídio  y  TERZIS, Antonios. A festa rave e o mundo fantasmático: um estudo psicanalítico. Rev. SPAGESP [online]. 2012, vol.13, n.1, pp.14-22. ISSN 1677-2970.

Diversas manifestações culturais exprimem o diálogo entre o homem e o contexto social em que está inserido. Nesse sentido, a música eletrônica vem ganhando cada vez mais espaço na vida noturna urbana de adultos jovens, sendo a festa rave um dos cenários dessa vertente musical. Este artigo traz uma discussão a respeito do fenômeno cultural festa rave a partir de entrevista livre de dois Disc Jockeys (DJs) tendo como matriz teórica os conceitos de Sigmund Freud e da grupanálise. A expressão que melhor marca o presente estudo é a percepção da festa rave como sonho, lugar de transgressões consentidas, um espaço possível para a realização alucinatória do desejo interditado pelas leis morais impostas pela cultura, oportunizando se adentrar ao mundo fantasmático. A festa rave se constitui num momento permeado pela música e uso de drogas, quando se busca a liberdade e o escapismo de um mundo causador de mal-estar no sentido freudiano do termo.

Palabras clave : Psicanálise; Grupanálise; Fenômeno Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )