SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Temporalidad e Historicidad como aspectos hermenéutico-fenomenológicos para comprensión del modo de ser del Dasein índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Rev. NUFEN vol.14 no.1 Belém ene./abr. 2022

 

EDITORIAL

 

Fluxos contínuos de comunicação científica

 

 

Adelma Pimentel1I; Maria de Nazareth R. M. de Oliveira Silva2II, III

I Universidade Federal do Pará
II Faculdade Ceilândia
III Universidade de Brasília

Endereço para correspondência

 

 

Prezados (as) autores (as) e leitores (as), habitualmente publicamos volumes com dez materiais, distribuídos nas seções adotadas no periódico; contudo, na primeira edição de 2022, volume 14 publicamos, inicialmente, nove textos, pois adotamos a publicação em fluxo contínuo, ou sistema rolling pass. Este modelo está bem descrito no blog da Scielo. Recomendamos leitura das reflexões elaboradas pelos editores Abel L. Packer; Solange Santos; Denise Peres Sales e Eliana Salgado, que descrevem a tendência da publicação em fluxo contínuo do Programa SciELO-se.

Boa parte dos periódicos de referência internacional publicam artigos de forma antecipada. PNAS, por exemplo, publica artigos diariamente na Early Section e semanalmente reúne os artigos em um número regular. Na coleção SciELO Brasil, a modalidade de publicação ahead of prin t está disponível desde 2006, sendo adotada por 65 periódicos em 2016. Essa forma foi popularizada há alguns anos pelos megajournals ou plataformas de acesso aberto, com destaque para o PLoS One, BiomedCentral, Scientific Reports, Philosophers' Imprint, dentre outros.

Como vantagens do modelo os editores citados mencionam: "Comunicação rápida e definitiva dos resultados de pesquisas, que, em geral, favorece a todos os atores envolvidos na pesquisa e na sua comunicação; Indexação dos artigos nas bases de dados bibliográficas onde o periódico é indexado, com destaque para Google Scholar, PubMED, SciELO, Scopus e WoS; Os periódicos deixam de acumular os artigos já aprovados à espera da composição e diagramação do próximo número" (Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2016/03/10/acelerando-a-comunicacao-das-pesquisas-as-acoes-doscielo/#.YktoNyjMLIX). Outra referência que citamos e da Universidade Estadual de Goiás (disponível em http://www.editora.ueg.br/referencia/10804) que aponta:

O modelo de publicação em Fluxo Contínuo tem como característica principal a agilidade na publicação de artigos. O sistema de submissão e avaliação dos artigos permanece o mesmo. A diferença está na forma com que os artigos são disponibilizados para os leitores. No modelo atual, em uma revista com periodicidade semestral por exemplo, os artigos são disponibilizados apenas quando a revista fecha uma edição, ou seja, duas vezes ao ano. No modelo de fluxo contínuo não há esta necessidade. Uma vez que o artigo tenha sido aprovado para publicação, ele pode ser imediatamente disponibilizado no site da revista, não sendo necessário esperar o fechamento da edição no meio do ano.

Aos leitores apresentamos as reflexões de Antonio Joel Lima da Silva acerca da Temporalidade e Historicidade como aspectos hermenêutico-fenomenológicos para a compreensão do modo de ser do Dasein; Karla Giovana C. Dias; Berla M. De Moraee e Thainá Karoline C. Dias sobre O significado da espiritualidade no cotidiano de religiosas carmelitas; Ana Lícia P. Nunes e Shirley Macedo apresentam relatório do Atendimento à Pessoa Surda por Profissionais de Saúde em Hospital Universitário Pernambucano; Marciana F. Moll; Carla Aparecida A. Ventura; Ana Beatriz R. Zanardo e Marília F. Souza desvelam Estratégias para combater a violência com pessoas institucionalizadas com transtornos mentais; Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva e Camila Rosa Santos de Souza desbravam a Saúde funcional como uma estratégia para a reabilitação psicossocial: o território da saúde mental na terapia ocupacional; Aline Beckmann Menezes, Cristiane M. De Almeida e Rachel C. Ripardo em Relato de experiência apresentam intervenções na Psicologia Escolar; Alenilson da Silva Cruz; Tatiana Cristina Vasconcelos e Jakson Luis Galdino Dourado configuram um Diálogo entre a Psicologia jurídica, logoterapia e apologia de Sócrates: uma interconexão de saberes; Joana Buschini Brentano, Gabriela Maria Leroy Viana e Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista refletem sobre o Plantão Psicológico e sofrimento universitário: um estudo fenomenológico.

Agradecimentos a equipe de editoração que contribui para o trabalho de publicação da Revista, inclusos os pareceristas que, ao longo dos anos avaliam textos, com sua apreciação ética e criteriosa; e às gestoras Adelma Pimentel, Nazareth Malcher; Marciana Farinha, respectivamente atuando nas editorias executiva, Internacional e Dossiês; a Tommy Akira Goto, editor internacional e das traduções; Kamilly Vale, Editora Chefe. Na diagramação Murilo Cruz da Silva e Luciléia Rosa da Silva; e Edna Malacco de Resende no XML.

Boa leitura!

 

 

Endereço para correspondência
Adelma Pimentel
E-mail: pimenteladelma@gmail.com
Maria de Nazareth Rodrigues Malcher O. Silva
E-mail: malchersilva@unb.br

 

 

1 Adelma Pimentel: ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0048-4976
2 Maria de Nazareth Rodrigues Malcher O. Silva: ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4405-7378

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons