12 19Tecnologia e subjetividade: intimidade mediada por computadoresMudar de sexo: uma prerrogativa transexualista 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

MAGALHAES, Andréa Seixas. Identidades masculinas: limites e probabilidades. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2006, 12, 19, pp.54-65. ISSN 1677-1168.

O presente trabalho toma por base uma abordagem psicossocial para discorrer sobre os limites impostos pelos estereótipos de gênero à construção de uma identidade masculina, em contraposição às possibilidades de subjetivação, num cenário cultural de pluralidade identitária. Ênfase é dada à socialização estereotipada dos meninos, num processo no qual se verifica uma espécie de superposição do contexto socio-histórico em que cresceram os pais àquele no qual o menino é socializado, acentuando determinadas crenças sobre gênero. O modelo tradicional de virilidade, que imperava inquestionável até bem pouco tempo, ignorando as necessidades afetivas e valorizando características como a competitividade, a preocupação com o desempenho, o autoritarismo, a dominação e a opressão, vem sendo questionado como pilar maior da identidade masculina tradicional.

: Identidades masculinas; Subjetivação; Pluralidade identitária; Estereótipos.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License