12 20O corpo como container da ciênciaViolência na teoria psicanalítica: ruptura ou modalidade de laço social? 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

BERTAO, Flávia R. B. M.    HASHIMOTO, Francisco. Entre o desejo e o sofrimento psíquico no trabalho: um estudo de caso com professora de educação infantil. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2006, 12, 20, pp.141-163. ISSN 1677-1168.

Este artigo investiga a articulação entre o desejo e o sofrimento, a partir das relações que se estabelecem entre o trabalho e a subjetividade do indivíduo. O estudo parte de entrevistas semidirigidas com um professor de educação infantil. O conteúdo do relato pôde nos fornecer dados a respeito da vida psíquica e sua provável relação de ambigüidade entre o desejo e o sofrimento, bem como suas manifestações, na relação do sujeito com o trabalho. Discutiu-se como as experiências emocionais infantis são reeditadas no contexto do trabalho e esquadrinham a ressonância simbólica. No estudo concluiu-se que a importância do espaço da palavra no trabalho é condição para desenvolver o pensamento. Juntamente com a ressonância simbólica, o indivíduo pode manter uma articulação entre sua história pessoal e a realização do trabalho, o que possibilita alcançar sofrimento criativo e a superação do sofrimento patológico, sendo estes dois sofrimentos interligados, ambíguos e psicodinâmicos.

: Inconsciente; Desejo; Sofrimento; Trabalho.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License