14 1O sujeito e o destinoPsicanálise e pragmatismo: aproximações e possibilidades 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

TEIXEIRA, Antônio M. R.. O objeto da psicanálise no impasse da avaliação. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2008, 14, 1, pp.37-46. ISSN 1677-1168.

Neste texto, o autor se propõe a realizar uma abordagem crítica da expansão contemporânea das práticas de avaliação, apontando sobretudo o programa político ao qual elas respondem, ao pensar o sujeito com base em uma tipificação definida pela mensuração quantitativa de seu valor instrumental. Ao criticar essa reificação instrumental do sujeito pela ideologia da avaliação, assim como o processo de homogeneização coletiva do qual suas práticas dependem para fixar o seu objetivo, o artigo expõe o modo pelo qual a experiência psicanalítica revela um objeto inavaliável na relação do sujeito com o gozo, no sentido de algo que não se presta ao uso instrumental nem tampouco comporta medidas de comparação ou critérios de equivalência.

: Práticas de avaliação; Critérios de equivalência; Singularidade subjetiva.

        · | | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License