14 1Ser livre para consumir ou consumir para ser livre?Corporeidade: uma revisão crítica da literatura científica 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

CAMINO, Cleonice; GALVAO, Lilian    RIQUE, Júlio. Da justiça ao direito. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2008, 14, 1, pp.171-188. ISSN 1677-1168.

Inspirados nas idéias de Piaget sobre os diferentes níveis de descentração social e os de compreensão da realidade (concretoabstrato) e baseando-se na suposição de que o avanço no nível de descentração sobre o direito depende do avanço no nível de descentração sobre a justiça, investiga-se se há relação entre a concepção do que é a justiça e do que é ter um direito. Administrouse um questionário a 180 adolescentes do sexo masculino de diferentes contextos sociais. Os adolescentes responderam às questões: O que é ter um direito? O que é a justiça? As respostas foram classificadas em quatro categorias. Observou-se a influência do contexto na freqüência de respostas às categorias e uma diferença significativa entre as concepções sobre justiça e direito. Na maioria dos casos, verificou-se a suposição inicial: os adolescentes avançaram mais rapidamente nas concepções sobre a justiça do que nas concepções sobre o direito.

: Justiça; Direito; Contexto social; Adolescentes.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License