14 1Corpo, sentidos e coreografias: narrativas de uma festividade na Bahia do século XVIII 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

Realizando o imaginário: da concepção sartreana sobre os sonhos à uma clínica existencial do sonhar. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2008, 14, 1, pp.235-250. ISSN 1677-1168.

Existe pouca bibliografia a respeito do fenômeno dos sonhos no Brasil que se alicerça em uma perspectiva fenomenológicaexistencial. O sonho é um elemento de suma relevância para o trabalho psicoterápico e uma base teórica faz-se necessária para a compreensão desse fenômeno no contexto da existência do indivíduo como um todo. O texto tem como objetivo apresentar a concepção de Sartre a respeito dos sonhos, conforme sua obra: O imaginário, de 1940. A forma como o autor entende o fenômeno onírico como uma das manifestações imaginárias contribui para a compreensão do sonho na terapêutica existencial. Visto como um fenômeno da imaginação, o sonho pode ser entendido no mundo real quando se aproxima da intenção imaginante que compõe o seu enredo. Assim, o terapeuta busca resgatar a intenção da consciência imaginante no ato mesmo de produzir o sonho e desvelar essa intenção naquilo que ela traz de significativo para a existência do indivíduo como um todo.

: Clínica existencial; Sonho; Sartre.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License