14 2Corpo: uma mercadoria na pós-modernidadeAs diretrizes curriculares e a formação do psicólogo para a saúde mental 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

O. MONIZ DE ARAGAO, Cristal    ARRUDA, Angela. Bahia, um Brasil evocado em exotismo: alegria, negritude, sabor e movimento nas representações sociais de universitários. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2008, 14, 2, pp.187-201. ISSN 1677-1168.

Este trabalho discutirá a representação social da Bahia para um grupo de 1 029 estudantes universitários residentes em sete Estados das cinco regiões do País. Interessadas na construção social de realidades, utilizamos a teoria das representações sociais de Moscovici e Jodelet como ferramenta para compreender os mecanismos psicossociais envolvidos neste processo. A partir do questionário aplicado, contendo desenhos, respostas abertas e fechadas, estas passaram por uma análise de conteúdo categorial temática nos moldes propostos por Bardin. Elas permitem observar um destaque da Bahia perante outros Estados, tanto em relação ao conhecimento e informação quanto a questões mais específicas, como as manifestações culturais e os eventos históricos que a caracterizam. O conjunto de resultados traz uma representação social positiva do Estado, composta por elementos que marcam a identidade social e se misturam a um olhar exótico, aqui apreendido como uma estratégia antropofágica de visibilidade.

: Representações sociais; Bahia; Identidade social; Exotismo; Antropofagia.

        · | | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License