15 2Sobre laços, amor e discursosNíveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

TITTONI, Jaqueline; ANDREAZZA, Jaqueline Perozzo    SPOHR, Fúlvia da Silva. O trabalho no contexto da acumulação flexível e a produção de subjetividade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2009, 15, 2, pp.166-183. ISSN 1677-1168.

Este estudo trata da análise da subjetividade e do trabalho no contexto da acumulação flexível em que a flexibilização é uma de suas principais características, a precarização um de seus efeitos mais marcantes e o desemprego, uma importante manifestação. Nesse estudo exploratório, enfocamos os engendramentos da subjetividade, dos modos de trabalhar e de organizar a vida de trabalhadores administrativos do setor de recursos humanos da indústria metal-mecânica de um polo desenvolvido na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. As principais referências teóricas estão relacionadas à discussão sobre subjetividade e do trabalho e nas formulações foucaultianas sobre modos de subjetivação e ética. As análises das informações produzidas indicaram que o sujeito e o trabalho mostram-se “colados”, de modo que é o trabalho que define, orienta e organiza a vida dos trabalhadores, que ampliam a noção de flexibilidade aos seus modos de viver.

: flexibilização do trabalho; precarização; recursos humanos; subjetividade.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License