15 3Trabalho: sofrer? Construir-se? Resistir? 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

MENEZES, Igor Gomes    BITTENCOURT BASTOS, Antonio Virgílio. Bases sociológicas, antropológicas e psicológicas do comprometimento organizacional. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2009, 15, 3, pp.200-215. ISSN 1677-1168.

O comprometimento organizacional é um construto complexo e polissêmico, não existindo ainda um consenso sobre a definição que mais bem o caracterize. Muitas vezes confundido com outros construtos, como satisfação, identificação e envolvimento, são raros os estudos que buscam investigar as influências sociológicas, antropológicas e psicológicas do comprometimento organizacional. Sendo assim, o presente trabalho teve por escopo apresentar algumas teorias de trocas sociais (exchange theory), compartilhamento de símbolos e relacionamento entre processos cognitivos e sociais, que podem propiciar um melhor entendimento dos vínculos que um indivíduo estabelece com sua organização. O estudo aprofundado de teorias sociais que precedem a concepção do comprometimento como um objeto de estudo do campo do comportamento organizacional é essencial para favorecer a clareza conceitual do fenômeno e indispensável para futuros estudos de validade discriminante frente a outros tipos de vínculo social.

: comprometimento organizacional; revisão histórica; vínculos sociais; processos de influência social.

        · | | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License