18 3A inserção do psicólogo na residência multiprofissional em saúde: um relato de experiência em oncologiaMulher e trabalho: visibilizando o tecido e a trama que engendram o assédio moral 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

FRANCO, Renato Ferreira    VAN STRALEN, Cornelis Johannes. O espaço de habitação e sua importância para a produção de subjetividade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2012, 18, 3, pp.402-419. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p402.

Este estudo tem como foco analisar a importância do espaço de habitação para a produção de subjetividade. Este primeiro conceito sempre esteve presente em diversos campos científicos, desde a Física até os estudos do Urbanismo, passando por diversos autores das Ciências Humanas. As possibilidades de análises voltadas para essa articulação são diversas, mas este estudo se direciona, primeiramente, para o entendimento do conceito de espaço para a Física. Posteriormente, por meio de filósofos ligados à Fenomenologia e à Arquitetura, busca-se a compreensão de que não é o espaço absoluto de Newton que interessa para se fazer uma interlocução possível com a teoria da subjetividade. Finalmente, conclui-se que o espaço entendido como habitação (habitar a casa e a cidade) é um componente indispensável à produção de cuidados e, consequentemente, à produção de subjetividade.

: Espaço; Território; Subjetividade.

        · | |     ·     · ( pdf )