18 3O espaço de habitação e sua importância para a produção de subjetividadeErrância e isolamento: as dimensões de desejo e de gozo da solidão 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

MEURER ANTUNES, Bruna; SANDRA CARLOTTO, Mary    NEVES STREY, Marlene. Mulher e trabalho: visibilizando o tecido e a trama que engendram o assédio moral. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2012, 18, 3, pp.420-445. ISSN 1677-1168.

O artigo tem como objetivo desvelar as múltiplas formas de influência na vida de mulheres que vivenciaram o assédio moral em seu contexto de trabalho. Participaram do estudo seis mulheres. Trata-se de um delineamento qualitativo, com coleta dos dados realizada por meio de entrevistas individuais e submetidas à análise de discurso. A produção discursiva em torno do assédio moral revelou significações perpassadas pelos discursos psicológicos, acadêmicos e midiáticos produzidos sobre assédio moral. Esses discursos, na maioria das vezes, deslocam o foco de análise do coletivo para o individual e tendem a adentrar no território normativo da patologização dos sujeitos. O assédio moral pode ser compreendido como uma tecnologia contemporânea de exclusão social, ao ser utilizado como mecanismo gerencial. As condições de constante hostilidade, perseguição, difamação, o desgaste psicoemocional e a inexistência de regulação trouxeram implicações negativas às trabalhadoras, tanto na rotina ocupacional quanto na saúde física e psicológica.

: Assédio moral; Saúde; Produções discursivas.

        · | | |     ·     · ( pdf )