18 3Corpos em revista: a construção de padrões de beleza na Vogue BrasilProcessos de identidade social e exclusão racial na infância da solidão 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

RIBEIRO, Carlos Alberto    ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Os processos de subjetivação de deficientes intelectuais no mercado de trabalho: uma cartografia. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2012, 18, 3, pp.489-506. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p489.

A Este artigo tem como tema o estudo dos processos de subjetivação de jovens deficientes intelectuais inseridos em empresas no Município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Seu objetivo principal é cartografar a trajetória de quatro deficientes intelectuais, maiores de 21 anos, a partir dos seus encontros com o mercado de trabalho, procurando rastrear as forças que atuam nesses territórios e que operam tanto endurecimentos quanto agenciamentos que possibilitam a invenção. Buscamos sustentação na Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, também conhecida como Esquizoanálise, que aborda a realidade por meio de planos que coexistem simultaneamente, em estado de imanência, formas e forças. Escolhemos como conceito-eixo para pensar essas realidades o de "território", entendido como segmento, estrato que se sustenta por meio das representações, mas também comporta fluxos, agenciamentos que permitem a expansão da vida.

: Cartografia; Deficiência intelectual; Trabalho; Subjetivação.

        · | |     ·     · ( pdf )