19 2Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagemA clínica na carne: subjetividade, corpo e transe em psicoterapia 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

GIORGENON, Daniela    ROMAO, Lucília Maria Sousa. O autoritário no discurso pedagógico e a inclusão do heterogêneo . Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2013, 19, 2, pp.271-286. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p271.

Pretendemos provocar um giro no discurso pedagógico e no discurso da inclusão ao efetuarmos uma leitura sobre o que concebemos como heterogêneo, apoiadas em uma revisão de literatura efetuada com base na análise de discurso de matriz francesa, especificamente na tipologia discursiva de Orlandi e de contribuições provenientes da psicanálise freudiana e lacaniana. O método empregado nesta revisão de literatura é pautado na teoria e análise discursiva, a qual expõe sentidos legitimados à opacidade. E, para efetuarmos essa leitura/ interpretação, ancoramo-nos em alguns recortes literários e em uma capa de uma revista de cunho pedagógico para compormos a discussão sobre o discurso pedagógico e sua tendência ao autoritário. Propomos, por meio do discurso lúdico e polêmico, a possibilidade de uma inclusão que leve em conta o sujeito, que chamamos de heterogêneo, em contraponto à homogeneidade instalada nos moldes escolares.

: Sujeito; Discurso pedagógico; Inclusão escolar.

        · | |     ·     · ( pdf )