20 1A escuta do sofrimento psíquico relacionado ao trabalho: contribuições da psicanálise para o cuidado em saúde 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

ROBERTO DRAWIN, Carlos. Ciência e interpretação: : o problema do estatuto filosófico da psicanálise. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2014, 20, 1, pp.1-18. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2014v20n1p1.

Este artigo tem como objetivo apresentar, de modo sucinto, alguns parâmetros para a discussão acerca do estatuto epistemológico da psicanálise. Com tal propósito, foi abordada a inter-relação entre hermenêutica e naturalismo, de modo a mostrar que a psicanálise não se enquadra inteiramente em nenhum dos dois modelos, se considerarmos o primeiro como um tipo de relativismo e de inflação do sentido e o segundo como um tipo de fisicalismo reducionista. Para aclarar a singularidade da psicanálise, foram feitas algumas considerações históricas sobre o naturalismo freudiano e algumas considerações filosóficas de cunho epistemológico e ontológico sobre a semântica da natureza e seus limites.

: .

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License