21 3Murais de ponta-cabeça: reflexões sobre a linguagem e práticas de inversão de sentidoA participação política de pessoas com sofrimento mental: a Associação dos Usuários de Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam-MG) 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

OLIMPIO, Eliana    MARCOS, Cristina Moreira. A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2015, 21, 3, pp.498-512. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2015v21n3p498.

Nas últimas décadas, a escola tem sido palco de depredações, manifestação de comportamento hostil entre professores e alunos, o que leva a elevados índices de evasão escolar, baixo rendimento acadêmico, desmotivação para os estudos e outras consequências. O adolescente é chamado a atender a muitas demandas: do corpo em transformação, amorosas e sexuais, acadêmicas, sociais em função dos papéis que se espera que ele ocupe e outras. Por estar em processo de formação, o adolescente pode se apresentar frágil, passando a ser fonte de preocupação. Este artigo busca, por meio das contribuições da psicanálise, compreender as limitações dos professores, da escola e da sociedade, o contexto em que o adolescente está inserido e as relações que este estabelece com seus pares e com os professores, com o objetivo de se pensar estratégias para a educação.

: Escola; Educação; Adolescência; Psicanálise; Atualidade.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License