23 2Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

LOPES, Ana Paula Hermoso    DANTAS, Bruna Suruagy do Amaral. Representações sociais da cura divina no contexto neopentecostal. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2017, 23, 2, pp.771-789. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p771-789.

Considerando o crescimento vertiginoso do neopentecostalismo no Brasil nas últimas décadas e seu consequente impacto sociocultural, este estudo buscou investigar os bens simbólicos produzidos no contexto religioso com base na análise das representações sociais da doença e da cura divina, compartilhadas por membros da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Foram realizadas cinco entrevistas semidirigidas com membros da IURD que relataram ter vivenciado a cura divina. A análise, desenvolvida mediante a utilização do método da hermenêutica de profundidade, revelou a presença de princípios da teologia da prosperidade permeando as representações sociais de cura bem como diferenças importantes entre o discurso oficial da igreja e o reproduzido pelos fiéis. Essa pesquisa evidencia a complexidade e as contradições que caracterizam o processo da cura divina, o que justifica a necessidade de realização de novos estudos nesse campo.

: Cura divina; Representações sociais; Neopentecostalismo; Igreja Universal do Reino de Deus; Hermenêutica de profundidade.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License