24 1Desafiando a norma: normalização, resistência e guerra social no BrasilO perigo da infância: uma armadilha para pegar adultos? 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

CIRINO, Oscar. Múltiplos corpos em Michel Foucault. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2018, 24, 1, pp.302-317. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p302-317.

Este artigo busca demonstrar como a temática do corpo está presente em grande parte da obra de Foucault e recebe ênfases e desenvolvimentos diferentes conforme a perspectiva metodológica e o foco de suas pesquisas, nos campos do saber, do poder e da ética. No campo do saber médico, encontra-se a perspectiva de uma "anatomia patológica", enquanto, no âmbito das relações de poder, constitui-se uma "anatomia política". Já nos últimos volumes da História da sexualidade, o interesse de Foucault desloca-se das "técnicas disciplinares" para as "técnicas ou práticas de si", desenvolvidas durante a Antiguidade grega e greco-latina. As perspectivas da "estética da existência" e do "cuidado de si" concedem importante lugar ao tema da relação com o corpo, na constituição ética do sujeito. Esse percurso na obra de Foucault atesta sua fidelidade ao que considera ser, por excelência, a atividade filosófica, na atualidade (um trabalho crítico do pensamento sobre o próprio pensamento).

: Foucault; Corpo; Técnicas disciplinares; Práticas de si.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License