24 1Foucault: sua escrita, sua vida, e a psicanálise 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

FIALHO, LAna Luísa Lana Pinto    MARCOS, Cristina Moreira. A vacinação do HPV e o sintoma: aproximações entre Foucault e a psicanálise. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2018, 24, 1, pp.343-359. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p343-359.

O texto tem como objetivo promover uma articulação entre a psicanálise e a biopolítica de Foucault, com base em uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas. Explora dois eixos norteadores da pesquisa: as políticas públicas de vacinação do HPV no Brasil e a teoria psicanalítica. Três pontos principais direcionam a pesquisa: muitas meninas apresentaram sintomas pós-vacina não esperados: paralisias nas pernas, dificuldades de locomoção, desmaios e desmaios coletivos. Mães criaram comunidades virtuais para se manifestar contra a vacina do HPV, provocando uma reação negativa a esta e levando a uma grande queda na adesão à campanha. O andamento da pesquisa nos levou a questionar, por meio da análise do discurso das mães, dos materiais oficiais e de produções das mães nos grupos virtuais, a eficácia das campanhas, fazendo uma leitura baseada em Foucault e na psicanálise. O sintoma parece produzir uma falha no ideal da biopolítica.

: Vacinação; Sintoma; Biopoder; Freud; Foucault.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License