24 3A mulher pescadora no cotidiano da pesca artesanalO AMIGO IMAGINÁRIO NA VISÃO DE PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS INFANTIS 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

LUCERO, Ariana    VORCARO, Angela. Do objeto parcial ao significante fálico: uma leitura lacaniana de Melanie Klein. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2018, 24, 3, pp.778-796. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p797-811.

O artigo pretende retomar a leitura que Jacques Lacan faz da teoria kleiniana. Partiremos da crítica ao seio como primeiro objeto das relações objetais até chegarmos ao falo intervindo desde o início nas relações da mãe com a criança. Procuraremos mostrar como a tese lacaniana a respeito do significante fálico encontra suporte nas observações de Melanie Klein, que fornecem elementos para pensar no pênis do pai como primeiro substituto do seio materno, atuando, desde o princípio, no interior do corpo materno. A precocidade do complexo de Édipo é, então, abordada em ambos os autores, com o intuito de evidenciar a ação do significante nos primórdios da constituição subjetiva. O que nos leva a interrogar, por fim, se a substituição da relação de objeto pela incidência do significante esgota a questão do objeto na psicanálise.

: Relação de objeto; Falo; Significante; Melanie Klein; Lacan.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License