25 2A potência do processo grupalFronteiras, mobilidades e desigualdades: uma reflexão sobre a escola de/na fronteira 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. A pesquisa-intervenção como forma de inserção social em contextos de desigualdade: : arte e imaginação na escola. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2019, 25, 2, pp.689-706. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p689-706.

Este artigo, de natureza teórico-reflexiva, tem como proposta refletir sobre a inserção social da pós-graduação em Psicologia em contextos de desigualdade. Seu objetivo é partilhar conhecimento e refletir sobre os contextos de desigualdade em que vivem muitos brasileiros, sobretudo aqueles das periferias de grandes cidades, e seu impacto no desenvolvimento dos sujeitos. Defende-se a educação escolarizada como promotora do desenvolvimento das funções psicológicas superiores e, logo, da imaginação e do desenvolvimento humano, como possibilidade de superação das condições materiais de vida de adolescentes em situação precária de vida. O texto se encerra com a apresentação de uma experiência desenvolvida com adolescentes pela via da Arte, que mobilizou a expressão dos afetos e a reflexão, investiu-se nas significações construídas nos espaços intersubjetivos, em que concorrem os processos imaginativos e afetivos, favorecendo a potência de ação e a produção de novos horizontes.

: Pesquisa-intervenção; Desigualdade; Educação escolar; Desenvolvimento humano; Arte.

        ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License