25 2Sofrimento ético-político de indígenas sateré- maué e hixcariana que migram de suas aldeiasSubjetivação política e aumento da potência de ação: quem são os usuários dos CRAS? 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

SEVERINO, Larissa Franco; PEREIRA, Eliane Regina    ZANELLA, Andréa Vieira. Práticas grupais com jovens promovendo bons encontros e saúde ético-política. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2019, 25, 2, pp.857-873. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p857-873.

Este artigo buscou analisar, com base no conceito de sofrimento éticopolítico, cunhado por Sawaia, se e de que modo a prática grupal possibilitou o aumento da potência da força de existir de jovens e a promoção da saúde ético-política. O trabalho foi realizado com jovens que se inscreveram para atendimento psicológico em uma clínica-escola de uma universidade no interior do Estado de Minas Gerais. Em dez encontros foi possível perceber as afetações dos jovens em relação aos aspectos que permeiam suas vidas e como estes aumentam, diminuem, favorecem ou refratam suas potências de existir. Os resultados da pesquisa apontam que a prática grupal aumenta a potência de ação de jovens ao promover identificações, espaço de escuta e questionamentos. Além disso, configurou-se como espaço para os afetos e para a (res)significação das experiências, bem como para a constituição de relações que se estenderam para além daquele dos encontros.

: Jovens; Prática grupal; Sofrimento ético-político; Saúde ético-política.

        · | | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License