26 1Pesquisar/intervir na educação básica: o grupo como resistência 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

NOBRE, Maria Teresa    BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. A letra e a vida: descompassos entre cotidiano e burocracia nas políticas para a população de rua. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2020, 26, 1, pp.471-491. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p460-480.

O artigo aborda a população de rua como caso emblemático para discutir a relação entre cotidiano e burocracia, apresentando as tensões entre os modos de vida e o funcionamento institucional das políticas públicas a ela destinadas, em duas capitais do Nordeste brasileiro. A partir de narrativas de pessoas em situação de rua, registros de observação participante/itinerante e entrevistas com trabalhadores, problematiza a distância entre a letra (a burocracia) e a vida (o cotidiano), e a relação entre tempos e espaços regulamentados, evidenciando como, fora dos muros institucionais, a vida cotidiana é praticada na sua singularidade, porém excluída do direito à cidade. Nesse contexto, a cidade é pensada como polis, concluindo-se que os desafios da rua são os desafios da cidade: agregar histórias e dar suporte às diferenças.

: População de rua; Cotidiano; Burocracia; Políticas públicas; Cidade.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License