4 1A percepção da brincadeira de faz-de-conta por crianças de uma Instituição da Educação InfantilQualidade conjugal: estudo de caso de ribeirinhos na Amazônia 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

SANTOS, Nair Iracema Silveira dos    BOUCINHA, Irene Antunes. A experiência de morar em abrigos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2011, 4, 1, pp.36-49. ISSN 1983-8220.

O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou as narrativas de três jovens que moraram num abrigo público entre os anos de 1992 e 2001. Por meio das narrativas, foram analisadas as práticas que constituíram a proteção especial em abrigos naquele período e as formas como os jovens experimentaram a passagem por abrigos e suas condições de subjetivação. Os dados foram discutidos à luz da obra de Michel Foucault. Pode-se concluir que no abrigo havia políticas antagônicas e divergentes no atendimento àquela população. O período de transição do Código de Menores para o Estatuto da Criança e do Adolescente apresenta marcas de uma política pública fragmentada, com dificuldade de articular-se tanto no processo de ingresso como de saída desses jovens do abrigo. As marcas da institucionalização e a transitoriedade habitam suas vidas e possuem dificuldades de concluir ou fixar-se em atividades, em construir histórias diferentes das prescritas nas experiências de abrigados.

: Narrativas; Políticas Públicas; Proteção Especial; Abrigagem; Subjetivações.

        · | |     ·     · ( pdf )