4 1Teste de cancelamento dos sinos: comparação entre duas versõesGerentes em organizações públicas: características do trabalho e contexto profissional 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

SUZANO, Janayna de Cássia Coelho    CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda. Turismo e pessoas com deficiência: atitudes dos gestores do setor hoteleiro. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2011, 4, 1, pp.81-92. ISSN 1983-8220.

A pesquisa analisa a atitude de gestores de empreendimentos hoteleiros mediante uma nova realidade: a ampliação do turismo às pessoas com deficiência. Para a avaliação das atitudes, foram considerados: o componente cognitivo (crenças), o componente afetivo, a intenção comportamental e o comportamento. A amostra foi composta por 81 estabelecimentos (hotéis e pousadas) de duas cidades turísticas mineiras. O método de pesquisa adotado foi o survey de desenho transversal. Verificou-se que os gestores possuem dúvidas em relação à deficiência e tendem a concordar com a concepção de deficiência pautada nos pressupostos da inclusão. As ações realizadas nos estabelecimentos são as que exigem menor investimento financeiro. Os conhecimentos sobre a legislação sobre a inserção de PcDs no turismo favorecerem as ações de adaptação das condições e procedimentos de atendimento. Observou-se que quanto maior a percepção dos benefícios da inserção de PcDs, maiores as ações de adaptação dos procedimentos de atendimento.

: Pessoas com Deficiência; Inclusão; Turismo.

        · |     ·     · ( pdf )