4 1Turismo e pessoas com deficiência: atitudes dos gestores do setor hoteleiroO impacto do testemunho da violência interparental em crianças: uma breve pesquisa bibliométrica e bibliográfica 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

MARQUES, Antônio Luiz. Gerentes em organizações públicas: características do trabalho e contexto profissional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2011, 4, 1, pp.93-103. ISSN 1983-8220.

Este trabalho discute os aspectos organizacionais que afetam o desempenho das funções e dos papéis dos gestores de uma instituição pública do judiciário federal. O referencial teórico aborda a função gerencial, a função gerencial no serviço público e as experiências de reforma gerencial no Brasil. Os dados foram obtidos utilizando-se a técnica de grupo de foco e envolveu uma amostra representativa, que totalizou 66 gerentes. Concluiu-se que esses gestores consomem grande parte de seu tempo em gestão de pessoas, em garantir um bom ambiente de trabalho e em solucionar os problemas associados à burocracia, centralização, falha na comunicação, distanciamento entre superiores e subordinados, e interferência da política na gestão pública. As maiores fontes de satisfação no trabalho são: possibilidade de planejar, ter controle do próprio trabalho, estabilidade no emprego e remuneração adequada. As fontes de insatisfação são: burocracia, alta rotatividade dos presidentes e influência política.

: Função Gerencial; Setor Público; Reforma Gerencial; Reforma do Estado.

        · | |     ·     · ( pdf )