4 2Experiências e percepções de mães adolescentes sobre o atendimento de saúde para o bebêAvaliação da prosódia emocional em adultos com lesão de hemisfério direito 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

DONELLI, Tagma Marina Schneider. Considerações sobre a clínica psicológica com bebês que experimentaram internação neonatal. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2011, 4, 2, pp.228-241. ISSN 1983-8220.

No estudo da psicopatologia do bebê e da criança pequena, os sintomas psicofuncionais são entendidos como indicadores de problemas, passageiros ou persistentes, no nível das trocas interacionais entre pais e bebê. Nesse sentido, qualquer evento que represente uma ameaça a essas trocas entre o bebê e seus pais, como a hospitalização do bebê no período neonatal, merece atenção e investigação. Assim, partindo do pressuposto de que as relações iniciais entre o bebê e seus cuidadores são estruturantes, constituintes do psiquismo humano e potencialmente responsáveis pela saúde mental atual e futura do bebê, este artigo pretende, a partir de uma breve revisão da literatura, abordar as especificidades da clínica psicológica com o bebê, o sintoma do bebê e os problemas do diagnóstico na primeira infância, refletindo sobre as possíveis implicações psicológicas e manifestações sintomáticas no bebê que experimentou uma internação neonatal.

: Bebês; Sintoma Psicofuncional; Neonatologia; Psicologia Clínica.

        · |     ·     · ( pdf )