4 Tecnologia da informação e sustentabilidade: levantamento das principais práticas verdes aplicadas à área de tecnologia 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

OLIVEIRA, Bendito Anselmo    DELGADO, Nelson Giordano. A economia solidária: variantes e alguns suportes constitutivos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2011, 4, spe, pp.173-185. ISSN 1983-8220.

Nas reflexões acerca do que se pode adjetivar como o "novo imaginário anticapitalista", pode-se encontrar afirmações nas quais as práticas de economia solidária representam parte importante na estrutura da ponte de transição da resistência à alternativa ao capitalismo, sendo, portanto, um mecanismo fundamental na busca de alternativas de relacionamentos entre o Estado, o mercado e a sociedade. Sob essa perspectiva, a economia solidária pode significar novas formas ou modos de produção e distribuição. De seus suportes fundamentais, o cooperativismo popular pode ser considerado um dos principais. Por estar fundamentado em uma teoria própria de produção e distribuição de bens e serviços, quando exercido sob a forma autogestionária, o cooperativismo popular possui como ponto cardeal principal a emancipação em relação às formas liberais do mercado. Pode resgatar, nesse sentido, várias propostas alternativas de distribuição de poder e renda, representando a gênese do que se pode chamar de economia solidária.

: Economia Solidária; Cooperativismo Popular; Ação Coletiva; Emancipação.

        · |     ·     · ( pdf )